CIDADE APROVA SALAS DE CHUTO EM TRÊS CENTROS DE SAÚDE EM TORONTO

salasdechutoA Assembleia Municipal votou 36-3 a favor de estabelecer salas de injeção assistida (também conhecidas como salas de chuto) em três centros de saúde de Toronto.

As salas de injeção assistida foram aprovadas para o Queen West-Central Toronto Community Health Centre, o South Riverdale Community Health Centre e a unidade da Saúde Pública de Toronto localizada no número 277 da Victoria St. Todos os três centros têm atualmente programas de troca de seringas.

O debate de ontem vem na esteira de um extenso processo de consulta pública. Foram realizadas consultas entre 22 de março e meados de maio e incluíram uma pesquisa online que foi completada por 1.285 residentes, bem como vários eventos de estilo «town hall» nos bairros afetados.

Num relatório que foi apresentado à Assembleia na quinta-feira, o Chief Medical Officer da Saúde, David McKeown, apontou que 84 a 96 por cento dos inquiridos identificaram os benefícios associados com as salas de injeção assistida (dependendo da localização), enquanto apenas 14 por cento a 36 por cento identificaram preocupações (dependendo da localização).

A fim de abordar algumas dessas preocupações, o relatório de McKeown recomendou a criação de comissões de aconselhamento comunitário para identificar e trabalhar na forma de corrigir preocupações constantes. O relatório também destacou a necessidade de garantir que há “espaço de espera suficiente” no interior dos centros para que a equipa de apoio possa incentivar os utilizadores do serviço a permanecer no local após a injeção.

O custo da criação das salas é estimado em 100.000 a 150.000 dólares/por centro, mas os defensores argumentam que, ao fazer isso a cidade pode salvar vidas.

Em 2014, o ano mais recente em que as estatísticas estão disponíveis, um total de 258 pessoas morreram em resultado de uma overdose de drogas em Toronto. Isso é comparado a 146 em 2004.

Agora que a Assembleia votou a favor das salas de chuto, a cidade terá que requerer uma isenção ao abrigo da Controlled Drug and Substances Act (CDSA), a fim de realmente abrir as instalações.

Presentemente, existem apenas dois locais de injeção assistida no Canadá, e ambos estão em Vancouver.

Fonte: CTV Toronto