
O sul do Ontário está a colher os benefícios de um ressurgimento do vinil em todo o mundo, com uma nova fábrica de produção pronta para abrir no próximo mês em Burlington, Ontário.
Os novos tons analógicos suaves da operação são cortesia de uma parceria entre o distribuidor de música Canadiano Isotope Music Inc. e o fabricante de vinil checo GZ.
Mas tornar operacional a nova fábrica Precision Record Pressing – com 20.000 pés quadrados – não foi possível sem alguns obstáculos, como adiantou à CBC News, o vice-presidente Gerry McGee.
McGhee teve que vasculhar o mundo para procurar alguém que lhe pudesse vender máquinas de prensa para vinil – o que é difícil quando a maioria das fábricas de processamento estão a funcionar a plena capacidade em máquinas com 40 anos de idade, tentando acompanhar a procura mundial pelo vinil.
Isso levou à joint venture com a GZ, que é uma das maiores empresas de vinil na Europa, e também trabalha com as gravadoras Sony e Universal.
Depois que a fábrica de Burlington entrar em funcionamento, eles esperam a produzir quatro milhões de unidades no primeiro ano, com uma capacidade expandida definida para chegar aos 11 milhões de unidades na fase dois.
Isso tornaria a empresa na segunda maior fábrica de vinil na América do Norte, disse McGhee, e no auge, deverá empregar 200 pessoas.
As vendas de discos no Canadá subiram 30 por cento para 517,400 unidades vendidas no ano passado, segundo dados da Nielsen Music. As vendas de LP nos EUA atingiram um novo recorde de 12 milhões de unidades, marcando o 10º ano consecutivo de crescimento das vendas do vinil.
Fonte: CBC News