
Lisboa, 09 jul (Lusa) — Luís Tinoco é o compositor em residência no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), para as duas próximas temporadas, uma experiência inédita, nunca antes feita na história do teatro lírico, o que o criador de “Antipode” apontou como “desafiante”.
Em declarações à agência Lusa, Luís Tinoco afirmou-se “satisfeito e contente” com o convite feito pelo atual programador artístico do TNSC, Patrick Dickie, e pela maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), Joana Carneiro.
“O que eles [Patrick Dickie e Joana Carneiro] me comunicaram, quando fizeram o convite, é que queriam criar uma relação com um compositor que fosse mais duradoura, e que permitisse expandir um pouco a relação que o compositor normalmente tem com as orquestras ou com os teatros de ópera, que é criar-se uma obra, a obra é estreada e depois quebra-se ali um pouco a relação”, disse Luís Tinoco, que já realizou várias encomendas para a Sinfónica Portuguesa.
