
Londres, 27 jun (Lusa) — O Reino Unido só deve ativar o artigo 50 para deixar a União Europeia quando tiver uma “visão clara” do seu futuro, afirmou hoje o ministro das Finanças, na sequência do referendo que deu vitória ao “Brexit”.
“Só o Reino Unido pode ativar o artigo 50 [do Tratado de Lisboa sobre a saída de um país-membro]. Na minha avaliação, devemos apenas fazê-lo quando houver uma visão clara sobre os novos acordos que procuramos [estabelecer] com os nossos vizinhos europeus”, disse George Osborne, nos seus primeiros comentários públicos desde o resultado do referendo da passada quinta-feira e que deu vitória à saída da União Europeia.
“O primeiro-ministro deu-nos tempo como país para decidir que tipo de relação deve ser ao adiar a decisão de ativar o procedimento do artigo 50 até que haja um novo primeiro-ministro pelo outono”, afirmou.
