MERCADOS DE VANCOUVER E TORONTO LEVAM A DECLÍNIO NA ACESSIBILIDADE DA HABITAÇÃO

(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)

A acessibilidade da habitação no Canadá continuou a sofrer erosão nos primeiros três meses do ano, com Toronto e Vancouver num lugar proeminente para esse declínio, de acordo com um novo relatório do RBC.

O banco referiu na sua última observação trimestral do mercado imobiliário que os dois mercados habitacionais mais inflacionados têm crescido substancialmente como menos acessíveis, embora a mudança não tenha sido tão pronunciada na maioria das outras partes do país.

O aumento dos preços da habitação foram a principal causa do declínio na acessibilidade, especialmente no segmento de moradia. No entanto, em Calgary e Edmonton, que foram afetados pela queda dos preços do petróleo, uma diminuição do rendimento foi o principal fator por trás da acessibilidade reduzida nesses mercados.

Enquanto isso, Winnipeg, Regina e Saskatoon, contrariaram a tendência e tornaram-se mais acessíveis para algumas ou todas as categorias de habitação no trimestre de janeiro-março.
Para a área de Vancouver, o RBC disse que possuir uma moradia a preços de mercado ficou “fora do alcance de todos, exceto uma minoria de agregados familiares com rendimentos mais altos”.

A medida da acessibilidade do RBC mostra a proporção do rendimento familiar médio, antes de impostos, necessário para cobrir os pagamentos de hipoteca, impostos sobre imóveis e utilidades com base no preço médio de mercado para uma habitação.

O banco indicou que a medida da acessibilidade para a categoria de moradia em Vancouver aumentou 9,9 pontos percentuais, para 119,5 por cento, tornando-o o pior já registado em qualquer lugar no Canadá.
Em Toronto, por comparação, seria necessário 71,7 por cento de um rendimento do agregado familiar típico para cobrir os custos de propriedade a preços de mercado no primeiro trimestre.

O RBC caracterizou a acessibilidade no segmento de moradia em Toronto como “significativamente esticada”, mas disse que as condições no mercado de apartamentos de condomínio eram “muito menos graves”.

Os mercados de habitação em alta de Vancouver e Toronto provocaram alertas de alguns quadrantes. O TD salientou que os mercados estão maduros para a correção”, enquanto que o Banco do Canadá defendeu que os ganhos dos preços da habitação nas duas regiões são insustentáveis.
No entanto, o RBC disse que não espera tão depressa uma mudança na situação da habitação do país, visto que a atividade de revenda e procura em Vancouver e Toronto ainda estão fortes.

Fonte: CBC News