

Os Novos Democratas estão a pedir ao primeiro-ministro Justin Trudeau para cumprir com o seu compromisso de promover a igualdade de género através da apresentação de legislação de igualdade salarial antes do final deste ano, em vez de esperar até 18 meses, como recomendado por um novo relatório apresentado ontem na Câmara dos Comuns.
O relatório intitulado “It’s Time to Act”, faz 31 recomendações. Este foi elaborado por uma comissão especial encarregada pela Câmara dos Comuns para estudar por que os homens estão a ganhar mais do que as mulheres para trabalho de igual valor.
A comissão especial soube que o Labour Force Survey 2015 da Estatísticas Canadá mostrou que as mulheres no Canadá receberam 82 cêntimos por cada dólar ganho pelos homens, enquanto que as mulheres em empregos regulados a nível federal receberam 87 cêntimos por cada dólar ganho pelos homens.
A primeira recomendação do relatório pede ao governo para revogar a controversa (Lei) Public Setor Equitable Compensation Act aprovada durante o governo Conservador anterior.
A comissão teve conhecimento que o sistema (com base em reclamações) “resultou em disputas longas, dispendiosas e contenciosos entre empregadores e agentes de negociação”.
A ministra para o Estatuto das Mulheres, Patricia Hajdu, não se comprometeu ontem a revogar a legislação controversa dentro de 18 meses, dizendo que ela aguarda com expectativa a leitura e revisão do relatório.
O relatório também recomenda que o governo federal aceite o relatório do grupo de trabalho para a igualdade salarial federal (2004) e que qualquer nova legislação de igualdade salarial proativa seja revista pelo Parlamento a cada cinco anos depois de um período de execução de três anos.
A deputada federal Liberal Anita Vandenbeld, presidente da comissão especial de 10 membros, disse em um post no Twitter que ela estava orgulhosa da comissão representativa de todos os partidos pela sua “colaboração em apresentar um relatório com substância”.
A comissão especial foi formada por seis Liberais, três Conservadores, e um Novo Democrata.
Os deputados federais falaram com 50 testemunhas, incluindo três departamentos federais e agências, ao longo de um período de três meses entre março e junho.
Trudeau nomeou o primeiro ministério governamental equilibrado no género do Canadá.
No início deste ano, ele foi elogiado nas Nações Unidas como “agente de mudança” por estimular a igualdade de género e exortar outros homens a fazer o mesmo.
Fonte: CBC News
