EX-PRESIDENTES PEDEM À CIDADE PARA APOIAR CANDIDATURA À EXPO 2025

A ex-presidente Barbara Hall fala numa conferência de imprensa em apoio de uma candidatura à Expo 2025
A ex-presidente Barbara Hall fala numa conferência de imprensa em apoio de uma candidatura à Expo 2025
A ex-presidente Barbara Hall fala numa conferência de imprensa em apoio de uma candidatura à Expo 2025
A ex-presidente Barbara Hall fala numa conferência de imprensa em apoio de uma candidatura à Expo 2025

Um grupo de ex-políticos estão a unir-se para alardear os benefícios que a Expo 2025 pode trazer para a cidade, numa altura em que a comissão executiva da Assembleia se reúne para ponderar uma possível candidatura ao evento.
Os ex-presidentes Barbara Hall e Art Eggleton e o ex-primeiro ministro do Ontário David Peterson falaram ao lado da vereadora Krystan Wong-Tam e da deputada federal (MP) por Don Valley East Yasmin Ratansi numa conferência de imprensa, na terça-feira, para expressar o seu apoio à ideia.
Apontando a possibilidade de sediar a Expo 2025, como a “oportunidade de uma vida”, Peterson disse que os políticos não deveriam ter medo de gastar o dinheiro por causa das críticas.
Eggleton defendeu que receber a Expo 2025 iria dar à cidade uma oportunidade para avançar com o desenvolvimento das Port Lands, e numa carta lida por Wong-Tam, o ex-presidente David Crombie também enumerou os possíveis melhoramentos que viriam como parte de uma candidatura.
Os proponentes de uma potencial candidatura à expo disseram que o evento poderia ajudar a acelerar o cronograma de investimentos na infraestrutura que a cidade precisa fazer de qualquer forma, especialmente em torno das Port Lands, e sublinharam que isso poderia trazer milhões de dólares para a cidade.
Eventos de Expo acontecem a cada cinco anos em torno de um tema específico para mostrar inovação. A Expo 2015 foi realizada em Milão em torno do tema “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida.” A Expo 2020 acontecerá em Dubai em torno do tema “Unir as mentes, criando o futuro”.
O presidente John Tory afirmou na segunda-feira que ele não vai apoiar uma candidatura a menos que os governos federal e provincial se comprometam a ajudar a financiar o empreendimento.
A declaração de Tory vem no seguimento de um relatório municipal que diz que a cidade não deve comprometer quaisquer outros fundos para uma candidatura até que saiba que outros níveis de governo vão ajudar a compartilhar o custo. O relatório também refere que o governo federal deve ser a organização líder no apoio a uma candidatura internacional.
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse numa carta que o governo federal estaria disposto a explorar os “próximos passos”, se a Assembleia Municipal de Toronto enviar uma mensagem clara de que gostaria de ir adiante com uma candidatura.
Na segunda-feira, um grupo de líderes empresariais anunciou que iria ajudar a financiar um estudo exploratório que daria à cidade respostas mais detalhadas sobre o quanto custaria sediar a Expo 2025, bem como uma análise de custo-benefício.
Em setembro, Tory rejeitou a ideia da cidade candidatar-se aos Jogos Olímpicos de 2024, citando a necessidade de se concentrar nas questões do trânsito e habitação.
Fonte: CP24