
O presidente de Toronto John Tory diz que ele não vai apoiar uma candidatura para sediar a Expo 2025, a menos que os governos federal e provincial se comprometam a pagar parte da fatura.
Ele fez os seus comentários numa declaração por escrito, na segunda-feira, depois que um grupo favorável à candidatura divulgou uma carta assinada pelo primeiro-ministro.
Na carta de Justin Trudeau, ele escreve que, se a Assembleia Municipal aprovar uma candidatura, o governo federal vai “explorar os próximos passos”.
A comissão executiva da cidade vai reunir-se na terça-feira para discutir a proposta.
Aqueles a favor da candidatura dizem que esta iria aumentar a reputação da cidade e faz mais sentido económico do que sediar os Jogos Olímpicos – Tory decidiu contra uma candidatura para sediar os Jogos de verão de 2024.
Uma carta ao primeiro-ministro, a partir de um grupo de líderes do setor privado, refere que o custo dos pavilhões será compartilhado em conjunto pelos países participantes.
Se a cidade vier a candidatar-se e for a escolhida, esta seria apenas a segunda Exposição Mundial oficial do Canadá, após a Expo 67 em Montreal, porque a comissão de regulamentação do evento classifica a Expo de Vancouver 86 como uma “exposição especializada internacional”.
A comissão da Expo diz que o evento visa apresentar a inovação e é realizada a cada cinco anos.
Fonte: Canadian Press
