INCÊNDIO DE FORT MCMURRAY LEVA ECONOMISTAS A CORTAR PREVISÕES DE CRESCIMENTO PARA O CANADÁ

(Terry Reith/CBC)
(Terry Reith/CBC)
(Terry Reith/CBC)
(Terry Reith/CBC)

Os economistas, que tentam avaliar o impacto do incêndio de Fort McMurray e a interrupção da produção de petróleo, já estão a reduzir as suas perspetivas para a economia canadiana.
As estimativas atuais apontam que a produção de entre 900.000 a um milhão de barris provenientes da exploração de areias betuminosas, teve de ser suspensa devido ao incêndio.
Numa nota económica divulgada na sexta-feira, o Royal Bank of Canada (RBC) disse que espera que grande parte do declínio na produção venha a ser revertido nos próximos meses.
Mas ao considerar o impacto económico do incêndio, juntamente com uma recuperação subsequente, o RBC está agora a cortar a sua previsão de crescimento anualizada para o segundo trimestre para 0,5 por cento. Anteriormente, o banco esperava um crescimento da economia do Canadá de 1,5 por cento no trimestre de abril a junho.
A entidade bancária espera que a economia recupere depois disso, para um ritmo de crescimento de três por cento no terceiro trimestre. Mas quanto mais tempo a paralisação durar, pior serão os números do segundo trimestre, e maior será a recuperação em julho a setembro.
Enquanto isso, e no seguimento do relatório nacional de emprego divulgado na sexta-feira, os economistas do BMO Financial reduziram a sua própria estimativa do PIB do segundo trimestre de 1,5 por cento para zero, em consequência das repercussões provocadas pelos incêndios florestais de Fort McMurray.
Douglas Porter, economista-chefe do BMO, disse não acreditar que o incêndio leve o Banco do Canadá a aliviar as taxas de juros para providenciar suporte para a economia.
Charles St-Arnaud, estratega de política cambial da Nomura em Londres, afirmou numa nota publicada na quinta-feira que uma redução de cerca de 500.000 barris de produção por dia, cerca de 20 por cento da produção global, iria cortar cerca de 0,12 pontos percentuais do crescimento por cada semana de paralisação.
Fonte: CBC News