COMISSÃO DE OBRAS PÚBLICAS DE TORONTO CONSIDERA PROJETO-PILOTO DE CICLOVIAS NA BLOOR STREET

Ciclovia. Foto de arquivo. (Chris Fox / CP24.com)
Ciclovia. Foto de arquivo. (Chris Fox / CP24.com)
Ciclovia. Foto de arquivo. (Chris Fox / CP24.com)
Ciclovia. Foto de arquivo. (Chris Fox / CP24.com)

A comissão de obras públicas da Assembleia Municipal de Toronto está a considerar a possibilidade de instalar ciclovias separadas ao longo de uma parte da Bloor Street, durante a sua reunião na passada segunda-feira.
O diretor geral dos serviços de transporte da cidade propõe que as pistas sejam instaladas entre a Shaw Street e a Avenue Road como um projeto piloto até ao final de 2017.
Se aprovadas pelo Conselho, as ciclovias serão instaladas no final do verão deste ano, especifica um relatório do pessoal. As vias seriam separadas da estrada por um marcador pintado na pista e “flexi-post bollards”, semelhantes aos observados na ciclovia da Richmond Street, no centro da cidade.
A construção da pista de 2,4 quilómetros de extensão nos dois lados da Bloor Street está orçada em 500.000 dólares. Mas os engenheiros da cidade dizem que as pistas vão exigir a remoção de cerca de 135 lugares de estacionamento na rua, o que vai custar à cidade cerca de 840.000 dólares por ano em receita de estacionamento perdida.
As pistas também irão custar cerca de 95.000 dólares por ano para estarem limpas no inverno.
O presidente de Toronto John Tory diz que apoia um projeto piloto com a condição de que o seu impacto venha a ser estudado de todos os ângulos – incluindo automobilistas da área e empresas locais.
Tory disse, no entanto, que não sabe se ele vai apoiar uma ciclovia permanente na área.
Os vereadores da Baixa da cidade, Joe Cressy e Mike Layton, manifestaram o seu apoio ao projeto da ciclovia, embora nenhum deles tenha assento na comissão de obras públicas.
O chefe da área de melhoramento de negócios local, Brian Burchell disse à CP24.com no mês passado que ele quer ver a cidade autorizar o projeto-piloto para que ele possa ter uma oportunidade de estudar o impacto das ciclovias na comunidade empresarial local.
Fonte: CP24