

O governo provincial diz que pretende introduzir legislação que visa regulamentar a indústria de inspeção de casas em algum momento deste ano.
O Ontário começou a discutir planos para licenciar os inspetores de casa em 2013, quando reuniu um painel de especialistas da indústria para elaborar um relatório sobre o tema.
O painel fez uma série de recomendações, incluindo que os inspetores devem ser obrigados a passar por um exame escrito e um teste de campo, a fim de receber a licença. O painel também recomendou ter um padrão único, claramente definido para todas as inspeções de casa.
Presentemente, as únicas províncias que regulam os inspetores de casa são a Colúmbia Britânica e Alberta, embora ambas estão a contemplar alterações aos seus regimes.
O governo da Colúmbia Britânica diz que pretende introduzir um sistema de licenciamento mais rigoroso para os inspetores em 2017, bem como a implementação de um padrão de prática a que todas as inspeções devem estar sujeitas.
Sob o regime atual, os inspetores de casa podem obter uma licença, tornando-se acreditados através de uma das várias associações da indústria, e os padrões educacionais que devem cumprir para obter a acreditação podem variar de uma associação para a outra.
A inspeção em si também pode variar – desde os aspetos da casa que estão incluídos aos métodos que o inspetor usa para examiná-los.
No mês passado, o CSA Group, uma organização canadiana sem fins lucrativos, publicou o primeiro padrão nacional do Canadá sobre como as inspeções devem ser conduzidas.
O Ontário, Alberta e Colúmbia Britânica ajudaram a financiar a criação do padrão. As três províncias dizem que estão atualmente no processo de revisão do documento e a decidir se devem ou não incorporá-lo nos seus regulamentos.
Fonte: Citynews
