BANCO DO CANADÁ NOMEIA PAINEL PARA ESCOLHER AS MULHERES QUE PODEM APARECER NA NOVA NOTA DE BANCO

THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy
THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy
THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy
THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy

O governador do Banco do Canadá Stephen Poloz está a nomear um conselho consultivo de sete membros para desenvolver uma pequena lista de mulheres canadianas que poderão aparecer na próxima série de notas do banco.
O banco já emitiu um convite aberto à apresentação de candidaturas, que decorre até 15 de abril e que teve mais de 18.000 apresentações.
Poloz diz que o Conselho irá desenvolver uma lista de três a cinco candidatas, e ele e o ministro das Finanças Bill Morneau irão discutir os nomes, com Morneau a tomar a decisão final.
Os membros do conselho são: a escritora Gurjinder Basran; Michael Redhead Champagne, jovem ativista e fundador da AYO! (Aboriginal Youth Opportunities); Margaret Conrad, professora emérita da Universidade de New Brunswick; Francine Descarries, professora de sociologia, Universidade do Quebec em Montreal; Perdita Felicien, campeã do mundo (barreiras); Merna Forster, historiadora e autora; Dominic Giroux, presidente e vice-reitor da Universidade Laurentian.
Poloz e Carolyn Wilkins, vice-governadora sénior, fizeram o anúncio na Roberta Bondar Public School em Otava, onde os estudantes daquela escola e da Ecole elementaire publique Gabrielle-Roy estavam a apresentar arte que caracteriza mulheres inspiradoras.
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou no mês passado que uma mulher iria aparecer na próxima edição de notas de banco a ser lançada em 2018.
Fonte: Canadian Press