
É raro – e quase impensável para os fãs do hóquei no gelo – mas os playoffs da Stanley Cup vão avançar sem quaisquer equipas do Canadá.
Os Ottawa Senators foram o último clube a ser eliminado na quarta-feira, apesar de vencerem os Winnipeg Jets por 2-1. A vitória dos Philadelphia Flyers (2-1) sobre os Washington Capitals, nos pénaltis de desempate, eliminaram matematicamente os Sens.
Os Jets, Montreal Canadiens, Toronto Maple Leafs, Calgary Flames, Edmonton Oilers e Vancouver Canucks já tinham perdido o comboio e vão agora sentar-se no sofá e ver os 16 clubes sediados nos EUA lutar pelo troféu.
É apenas a segunda vez que isso acontece na história da NHL. A última foi em 1970, quando os Toronto Maple Leafs terminaram em sexto e último da sua divisão e os Canadiens terminaram em quinto, perdendo o último lugar no playoff para os New York Rangers num desempate – total de golos marcados – no último dia da temporada regular.
Em 2014, Montreal foi o único clube canadiano nos playoffs. Em 2011 e 2012, houve apenas dois.
Este fato, vai custar às equipas milhões de dólares perdidos em vendas de ingressos e merchandise. Bares, restaurantes e lojas de camisolas e bandeiras das equipas vão perder as vendas extras com a febre do playoff.
É também um momento nervoso para a Rogers Sportsnet, que em 2013 fechou um acordo de 5,2 mil milhões de dólares (ao longo de 12 anos) pelos direitos dos jogos da NHL, e agora não tem uma única equipe canadiana para destacar naquele que é geralmente o maior período de audiências do ano.
Fonte: Citynews
