

O revendedor de bilhetes de avião NewLeaf Travel tem uma nova oportunidade, graças a uma decisão de um regulador federal que permitirá que a empresa novata possa retomar a venda de lugares em voos canadianos.
A NewLeaf prevê começar a venda de bilhetes nas próximas semanas, depois de mudar a sua imagem pública para não se apresentar ao público como uma transportadora aérea.
A Canadian Transportation Agency decidiu na terça-feira que os revendedores de bilhetes de avião como a New Leaf não precisam de uma licença de ar para operar, desde que estes não se promovam junto do público como uma “transportadora aérea que opera um serviço de transporte aéreo”. A CTA também determinou que a NewLeaf Travel se enquadra na definição de um “revendedor”, baseado no modelo de negócios proposto pela empresa.
A New Leaf opera o negócio ao comprar e revender todos os lugares em aeronaves de propriedade da sua empresa parceira, a Flair Airlines. A Flair, que opera uma frota de Boeing 737-400s, está licenciada sob as regras da CTA.
Segundo as regras de clarificação da CTA, a bagagem perdida ou reclamações de voo seriam sujeitas aos termos e condições da Flair.
Jim Young, o CEO da New Leaf, disse que a decisão é uma oportunidade de “fazer uma segunda boa impressão” através de um relançamento público da empresa.
A empresa apresentou-se inicialmente como uma “transportadora de custo baixíssimo”, quando arrancou no início de janeiro, o que levou os críticos a desafiá-la sob as regras da CTA. A New Leaf suspendeu as operações em meados de janeiro, enquanto aguardava para a CTA esclarecer as suas regras em torno do licenciamento. A NewLeaf também foi forçada a reembolsar mais de 4.000 tarifas aéreas que vendeu na semana em que esteve em serviço.
A New Leaf anunciou tarifas de ida de baixo custo por um valor de 89 dólares, com todas as taxas e impostos incluídos. São aplicáveis taxas extra para alimentação, bebidas e bagagem despachada. A empresa disse que vai vender bilhetes nos voos para os aeroportos em Kelowna, Hamilton, Abbotsford, Halifax, Regina, Saskatoon e Winnipeg.
A decisão da CTA permitirá à NewLeaf começar a vender passagens aéreas de baixo custo para voos para sete cidades diferentes no Canadá, a preços tão baixos quanto 89 dólares.
Em um post no Facebook, a New Leaf aplaudiu a CTA pela rápida revisão do processo. A empresa também disse no Facebook que vai tomar o tempo para aderir aos regulamentos da CTA antes de iniciar novamente a reserva de voos.
Fonte: CTV News
