TAXISTAS QUEREM LEGISLAÇÃO PARA LIDAR COM A UBER

taxistasO maior sindicato de taxistas do Quebec está cada vez mais frustrado com o primeiro-ministro da província.
O Steelworkers Union, que representa 4.000 taxistas em Montreal, disse que Philippe Couillard está a “atirar lenha para a fogueira”, quando se trata do futuro da indústria de táxi.
O governo do Quebec está em processo de determinar como regular a Uber e serviços de boleia à base de aplicativos semelhantes, enquanto que os taxistas estão a exigir a aplicação das leis que exijam aos condutores que aceitam passageiros pagantes ter licenças.
Na sequência de consultas públicas no início deste ano, o ministro dos Transportes Jacques Daoust está a elaborar legislação que permita à Uber operar, desde que os condutores vejam verificados os antecedentes criminais e paguem as respetivas licenças da província.
Relatos dos meios de comunicação, que apareceram na semana passada, indicam que o primeiro-ministro aparentemente se opõe a essa ideia, e os taxistas estão furiosos com a posição de Couillard.
Os taxistas disseram na segunda-feira que já atenuaram os seus protestos desde que a província concordou com as consultas, embora a UberX tenha recusdo um pedido do governo para parar as operações, enquanto decorriam aquelas consultas.
O Steelworkers Union agendou reuniões para esta semana onde os condutores de táxi vão discutir táticas de pressão que podem tomar.
Daoust disse inicialmente que iria apresentar legislação até ao final de março, e os taxistas dizem agora que se o governo não introduzir legislação até meados de abril, eles vão fazer “o que for necessário para proteger os seus empregos, famílias e filhos”.
Fonte: CTV Montreal