

O governo Liberal abandonou oficialmente a sua promessa de equilibrar as contas em 2019, avançando com planos para gastar milhares de milhões de dólares em projetos de infraestrutura e benefícios fiscais para a classe média, no meio de projeções significativas do défice para os próximos quatro anos.
O primeiro orçamento do ministro das Finanças Bill Morneau, apresentado na terça-feira, projeta défices de 29,4 mil milhões de dólares neste ano e 29 mil milhões de dólares em 2017-18 – quase o triplo do montante máximo de défices anuais “modestos” que os Liberais prometeram executar ao longo de três anos.
Em 2019-20, o governo espera gerir um défice de 17,7 milhões de dólares em vez de um orçamento equilibrado, como prometido. A dívida federal está projetada em 718,2 mil milhões de dólares para esse ano.
No seu discurso na Câmara dos Comuns na terça-feira, Morneau classificou o plano de orçamento dos Liberais “razoável e acessível” num momento em que o declínio dos preços do petróleo e das matérias-primas estão a prejudicar a economia.
Os destaques de 2016 do orçamento incluem:
– 11,9 mil milhões de dólares em cinco anos para modernizar e atualizar os sistemas de infraestrutura, incluindo o trânsito e água
– 23 mil milhões de dólares em 2016-17 para administrar o novo Canada Child Benefit
– 8,4 mil milhões de dólares ao longo de 5 anos para as comunidades e povos indígenas do Canadá
– 5,6 mil milhões de dólares ao longo de seis anos para os veteranos
– 40 milhões de dólares ao longo de dois anos para a investigação sobre mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas
– 2 mil milhões de dólares ao longo de três anos para um novo fundo de investimento estratégico pós-secundário
– Eliminação da divisão do imposto sobre o rendimento para casais com filhos, bem como créditos de fitness e artes para as crianças
– Extensão dos benefícios de seguro de desemprego (EI) nas zonas mais atingidas, além de redução do período de espera do EI
– Diferimento de planos de compra de 3,7 mil milhões de dólares em navios, aviões e veículos de Defesa Nacional
– 35 milhões de dólares em cinco anos para um novo gabinete contra a radicalização
– Mais de mil milhões de dólares ao longo de quatro anos para investimentos em tecnologia limpa
– Reforço dos montantes do Canada Student Grant para estudantes de famílias com rendimentos baixos e médios
O líder Conservador interino Rona Ambrose disse que o orçamento quebra promessas-chave da campanha Liberal para manter o défice em 10 mil milhões de dólares e para entregar um orçamento equilibrado em 2019.
O orçamento aumenta impostos e prejudica pequenas empresas, que contavam com uma redução da taxa de imposto para pequenas empresas, de acordo com Ambrose. Ela destacou que o orçamento também cancela um crédito fiscal de contratação.
Por seu lado, o líder do NDP Tom Mulcair disse que o orçamento não cumpre várias promessas de campanha para as crianças das Primeiras Nações, idosos em situação de pobreza e 150.000 canadianos à espera de seguro de desemprego.
A Federação dos Contribuintes Canadianos criticou os Liberais por apresentarem um orçamento que eles dizem vai aumentar o programa de gastos para uma projeção de 44 mil milhões de dólares, ou 16 por cento até 2020, incluindo sete por cento no próximo ano.
Já Dan Kelly, presidente da Federação Canadiana de Empresas Independentes, definiu o “orçamento de brutal para as pequenas empresas”, considerando que os Liberais haviam prometido repetidamente reduzir a taxa de imposto para pequenas empresas de 11 para 9 por cento.
Os Liberais já implementaram um novo pacote fiscal que reduz as taxas de imposto sobre o rendimento para assalariados de classe média e aumenta os impostos para os canadianos que ganham mais de 200.000 dólares por ano.
No orçamento de terça-feira, o governo delineou o outro componente importante do seu plano muito elogiado para dar um impulso à classe média. O novo Canada Child Free Benefit, livre de impostos, permitirá que famílias com rendimentos mais baixos possam receber mais dinheiro, com o benefício máximo anual de até 6.000 dólares por criança com menos de seis anos de idade e até 5.400 dólares por criança entre seis a 17 anos de idade.
O especialista em impostos Tim Cestnick disse que está surpreso com a magnitude do novo benefício, que poderá oferecer até 10.800 dólares por ano para uma família com dois filhos que ganham 30.000 dólares ou menos.
Fonte: CTV News