DIREÇÃO DE SAÚDE DE TORONTO DISCUTE SALAS DE CONSUMO ASSISTIDO

Foto de arquivo. (Jonathan Hayward/Canadian Press)
Foto de arquivo. (Jonathan Hayward/Canadian Press)
Foto de arquivo. (Jonathan Hayward/Canadian Press)
Foto de arquivo. (Jonathan Hayward/Canadian Press)

A direção de saúde de Toronto está a discutir os “próximos passos” que necessita para a criação de três salas de consumo assistido na cidade.
O vereador municipal Joe Cressy disse que já começaram as consultas com grupos comunitários, organizações de bairro e associações de melhoria de negócios sobre os três espaços. Era esperado que a direção aprovasse formalmente o plano na tarde de segunda-feira.
Cressy referiu que a direção também vai orientar David McKeown, diretor médico da saúde de Toronto, para relatar à direção em julho os resultados das consultas.
Os espaços serão no Queen West – Central Toronto Community Health Centre nas ruas Bathurst e Queen, no South Riverdale Community Health Centre, perto da Queen Street East e Carlaw Avenue, e no The Works Needle Exchange Program, perto das ruas Victoria e Dundas.
Cressy esclareceu que os três espaços têm ainda de requerer uma isenção do ministro de saúde federal ao abrigo da Controlled Drugs and Substances Act, que lhes permitam operar, e ele espera que eles venham a fazê-lo no outono após terem cumprido os critérios exigidos.
O relatório aponta que as salas oferecem ambientes seguros e de higiene para que as pessoas possam injetar drogas sob a supervisão de uma enfermeira.
McKeown defendeu que os espaços poderiam salvar vidas, reduzir overdoses de drogas e limitar a propagação de doenças transmissíveis pelo sangue.
Toronto viu um aumento de 41 por cento em overdoses relatadas entre 2004-2013, de acordo com o relatório. Em 2013, um total de 206 pessoas morreram devido a overdoses.
Fonte: CBC News