
Os canadianos vão ver uma “abordagem fundamentalmente diferente para a economia”, quando o governo Liberal apresentar o seu orçamento 2016 na próxima semana, diz François-Philippe Champagne, o secretário parlamentar para o ministro das finanças.
É esperado que o orçamento, que será apresentado na terça-feira, aborde um vasto leque de promessas e prioridades Liberais, desde o reforço do investimento na infraestrutura, a habitação a preços acessíveis.
O partido fez campanha numa plataforma que se comprometia a assumir um défice federal, a fim de aumentar os gastos em algumas áreas. Mas face aos baixos preços do petróleo, um loonie (moeda canadiana) vacilante e pedidos concorrentes de financiamento, o défice projetado subiu em flecha.
Analistas projetam que o orçamento de terça-feira vai apontar para um défice na casa das dezenas de milhares de milhões, e o ministro das Finanças Bill Morneau fixou o número em 18,4 mil milhões de dólares no final do mês passado.
O aumento do défice tem atraído fortes críticas do partido Conservador (Oposição oficial), com o NDP a esperar para ver se o próximo orçamento vai fazer mais para resolver a crescente desigualdade no Canadá.
Fonte: CTV News