
A TTC diz que a mais recente linha do tempo da Bombardier parece estar no caminho certo para entregar a há muito atrasada nova frota de elétricos da cidade. O porta-voz da TTC Brad Ross disse na terça-feira que a empresa espera receber quatro novos elétricos por mês a partir de abril. Até agora, os novos elétricos entraram em serviço nas linhas de elétrico Spadina e Harbourfront.
No entanto, ele disse que um novo plano de implementação – que será revelado em breve – verá os novos elétricos circular em algumas das outras nove rotas de elétrico da cidade a partir da primavera. Embora Ross não tenha dado mais detalhes sobre o plano, ele disse que vai envolver as linhas de elétrico Bathurst e King, com um maior volume de trânsito.
A nova linha de elétrico proposta foi apelidada de 514 Cherry, que irá funcionar ao longo da King Street entre as ruas Dufferin e Cherry, aliviando um pouco a pressão da hora de ponta em outras rotas de elétrico (leste-oeste), que passam pelo centro da cidade.
Encomendados há anos atrás, 73 dos novos veículos espaçosos, deveriam estar em operação até ao final de 2015. No entanto, alguns problemas na Bombardier levaram a uma série de novas datas para a entrega. Alguns veículos que foram entregues, foram entretanto devolvidos à empresa, porque os inspectores da TTC descobriram que estes não cumpriam as normas.
Presentemente, existem 16 novos veículos em operação nas ruas da cidade e a Bombardier prometeu que um cronograma revisto vai significar que mais 54 elétricos vão estar em funcionamento até ao final do ano.
Os novos elétricos vêm substituir a frota envelhecida de veículos da cidade que já ultrapassaram o seu tempo de vida normal. Os novos veículos também transportam mais pessoas e são adaptados para deficientes motores.
Todos os 204 elétricos encomendados à Bombardier deverão estar a circular até ao final de 2019.
A cidade encomendou os veículos a um custo de 1,25 mil milhões de dólares.
Fonte: CP24
