PROVAS CRESCENTES DA RELAÇÃO DE ZIKA COM MICROCEFALIA, MAS CERTEZAS SÓ EM JUNHO – OMS

LusaGenebra, 19 fev (Lusa) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu hoje que há um “aumento de provas” que apontam para uma relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia, mas somente em junho a situação será clarificada.

O prazo para as mulheres que ficaram grávidas no último trimestre de 2015, quando houve o aumento dos casos no Brasil, para darem à luz é junho, explicou o diretor executivo interino para Epidemias e Emergências de Saúde da OMS, Bruce Aylward.

O especialista, que intervinha numa conferência de imprensa da OMS sobre microcefalia, distúrbios neurológicos e o Zika, acrescentou que as provas recolhidas aumentam “em termos de associação temporal e geográfica do vírus e as consequências que tememos”, em referência à microcefalia em recém-nascidos e a síndrome de Guillain Barré, acrescentou.