PRESIDENTE DO BUNDESBANK REJEITA TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES ORÇAMENTAIS NACIONAIS PARA A EUROPA

LusaLisboa, 10 dez (Lusa) — O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, afirmou hoje em Lisboa que a solidariedade entre os países do euro pode ajudar no curto prazo um país em crise, mas rejeitou que se transfiram as responsabilidades nacionais para a comunidade europeia.

“Uma boa parcela de solidariedade com certeza ajuda um país em crise a resolver [o problema] no curto prazo. Mas, permitir que a responsabilidade orçamental nacional possa ser transferida para a comunidade de todos os Estados-Membros vai enfraquecer os incentivos para políticas orçamentais sólidas no longo prazo”, afirmou o presidente do banco central alemão, numa conferência organizada pelo Banco de Portugal e pela Ordem dos Economistas, que decorreu hoje em Lisboa.

Citando Frank Sinatra, Weidmann afirmou que “é de facto uma ilusão separar responsabilidade e controlo sem minar a estabilidade da união monetária”, sublinhando que “uma combinação de soberania nacional e de solidariedade comum pode colocar riscos à estabilidade da união monetária” europeia.