
O muito aguardado plano do governo federal para os refugiados sírios vai limitar os admitidos no Canadá a apenas mulheres, crianças e famílias, soube a CBC News.
Fontes disseram à CBC News que para lidar com algumas preocupações em curso em torno da segurança, os homens não acompanhados que procuram asilo não farão parte do programa.
Os detalhes do plano serão anunciados na terça-feira, mas as autoridades canadianas têm vindo a trabalhar no terreno para tratar dos processos das pessoas.
Só nas últimas seis semanas, as autoridades canadianas conseguiram fazer a triagem de cerca de 100 pessoas por dia no Líbano para ajudar o governo a atingir a sua ambiciosa meta de aceitar 25.000 refugiados sírios no país até ao final do ano.
Isto para além dos refugiados a serem tratados pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados.
O governo tem mantido o silêncio sobre o tipo de triagem de segurança que está a fazer e se esta será limitada a campos de refugiados no exterior, ou se algumas triagens terão lugar no Canadá.
Mas na semana passada o ministro de Segurança Pública Ralph Goodale disse que o processo decorrerá em complemento daquele que está já a ser feito pelas Nações Unidas. A triagem do Canadá está a ser coordenada entre os departamentos, incluindo a RCMP e o CSIS.
A maioria vai ser encaminhada para bases militares
Cerca de 900 refugiados por dia são esperados vindos da Turquia, Jordânia e Líbano. A grande maioria deles vai chegar às cidades de Toronto e Montreal.
Fontes referem que a maioria dos recém-chegados serão inicialmente alojados em bases militares, que têm vindo a ser preparadas para a sua chegada. Outros tipos de habitação também serão utilizados, incluindo hotéis e hospitais desativados.
O preço de um plano tão ambicioso durante um curto período de tempo vai ser significativo.
Fontes confirmam os valores em dólares relatados pela Canadian Press na sexta-feira: $876.7 milhões para este primeiro ano. Uma grande parte desses custos iniciais resultam do transporte aéreo de milhares de pessoas até 31 de dezembro.
O custo total do programa está previsto de ser de $1.2 mil milhões, ao longo de seis anos.
Fonte: CBC News