

Tom Mulcair contará com membros veteranos na sua equipa para ajudar o NDP a ser uma voz forte no Parlamento, apesar da sua força reduzida.
Mulcair nomeou a sua equipa de críticos, incluindo o membro do partido de longa data Nathan Cullen, que vai responder pela pasta do ambiente e reforma democrática.
O deputado federal por Northern Ontario, Charlie Angus, foi nomeado crítico para os assuntos indígenas, o deputado federal do Quebec, Guy Caron, vai assumir o cargo de crítico das finanças e Don Davies, da Colúmbia Britânica, vai estar focado na saúde.
Os Novos Democratas, que agora se apresentam como a oposição progressista, foram cambaleando desde que o partido perdeu mais de metade dos seus assentos na eleição federal de 19 de outubro.
O partido tem agora apenas 44 deputados na Câmara dos Comuns, incluindo 16 rookies – muito longe dos 95 que tinha quando o último Parlamento foi dissolvido.
Enquanto que o NDP regressa ao estado de terceira força política, os Liberais têm um mandato forte graças à maioria parlamentar.
Davies diz que os novos democratas ainda têm um papel importante na sua nova capacidade.
Caron, por seu lado, diz que pretende manter os Liberais responsáveis nos seus planos fiscais, incluindo a sua promessa de eventualmente voltar a um orçamento equilibrado após a execução de défices anuais de $10 mil milhões, durante três anos.
Ele referiu que as últimas projeções do oficial do orçamento parlamentar parecem indicar que poderão haver obstáculos pela frente.
Num relatório divulgado na terça-feira, o PBO sugeriu que o novo governo terá que enfrentar défices iniciais maiores do que o esperado nos próximos anos, à medida que avança para os seus planos de gastos.
Helene Laverdiere do Quebec foi nomeada a crítica para os Assuntos Externos do NDP, enquanto que a recém-chegada Jenny Kwan vai ficar responsável pela imigração.
Fonte: Canadian Press