MAIORIA DE ESQUERDA INVIABILIZA MARCAÇÃO DE PLENÁRIO ANTES DO PROGRAMA DE GOVERNO

LusaLisboa, 28 out (Lusa) – A maioria composta por PS, BE, PCP e PEV inviabilizou hoje a marcação de um plenário na próxima semana para discutir um projeto de PSD e CDS-PP de “reafirmação dos principais compromissos de Portugal em matéria europeia”.

PSD e CDS-PP acusaram esta “aliança negativa” de estar a bloquear o início das sessões regulares do parlamento, e PS, BE, PCP e PEV contrapuseram que, de acordo com a prática e o regimento, é a discussão do programa de Governo que é prioritária, e que foi hoje marcada para os dias 09 e 10 de novembro.

O presidente da Assembleia da República, o socialista Eduardo Ferro Rodrigues, registou a posição maioritária e a ausência de consenso e que, portanto, não havia condições para marcar esse debate pretendido por PSD e CDS-PP. Ferro Rodrigues invocou a falta de precedente para que houvesse uma discussão em plenário marcada para uma data anterior à discussão do programa de Governo, relatou aos jornalistas o porta-voz da conferência de líderes, o deputado do PSD Duarte Pacheco.