
Luanda, 26 out (Lusa) – O general e dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) Bento dos Santos ‘Kangamba’ acusou hoje Portugal de ingerência nos assuntos angolanos, avisando que Lisboa não tem “consciência jurídica e política”.
Sobrinho do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e tido como o homem forte da mobilização das estruturas do partido no poder, Bento dos Santos ‘Kangamba’ falava à Lusa à margem de uma visita de campo, em Luanda, sobre o caso dos 15 ativistas detidos desde junho e o apoio público e mobilização portuguesa.
“Se eu fosse português pensava 20 ou 30 vezes antes de falar sobre um estrangeiro. Primeiro tenho que arrumar a minha casa e depois falar sobre os outros. Portugal é um grande país, tem grandes políticos, mas neste momento está em debandada, não tem consciência jurídica e política para se defender nem defender os angolanos. Há necessidade de haver calma que a Justiça será feita”, apontou o dirigente do MPLA, aludindo à crise económica e indefinição governativa em Lisboa.