
O Ministro da Saúde do Quebec diz que ajudar as pessoas com problemas de saúde mental é uma prioridade para o seu ministério.
Gaetan Barrette apresentou um novo plano para tratar pessoas com doenças mentais com dignidade e respeito, e ter em atenção as opiniões e privacidade das pessoas com doença mental.
Ele também enfatizou a necessidade das pessoas terem acesso rápido a tratamento, sem descurar o apoio ao doente e sua família.
Barrette salientou que quer ver os prestadores de cuidados de saúde concentrados em tratar o jovem o mais rápido possível.
Ele lembrou que a transição de ser um adolescente para um adulto é também quando muitas pessoas com doenças mentais caem no mundo das drogas, e Barrette quer que isso pare.
Alguns novos programas para adolescentes estão a ser criados em conjunto com a Fundação Graham Boeckh.
Pelo menos 4 milhões de dólares em doações e financiamento irão para a criação de espaços seguros onde os adolescentes se possam sentir bem-vindos e procurar ajuda.
O orçamento provincial para a saúde mental é agora de 1,2 mil milhões de dólares, e Barrette disse que este será aumentado em 700 milhões de dólares em financiamento recorrente.
Num esforço para combater o estigma em torno da doença mental, a província vai lançar uma campanha publicitária em 18 de outubro.
Fonte: CTV Montreal