TRUDEAU PROMETE 3 MIL MILHÕES DE DÓLARES PARA CUIDADOS AO DOMICÍLIO E SAÚDE MENTAL

Trudeau (II) healthO líder Liberal Justin Trudeau está a prometer injetar 3 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para a melhoria dos cuidados ao domicílio e um montante adicional não especificado para reduzir o custo dos medicamentos prescritos e expandir os serviços de saúde mental, noticiou a Canadian Press.
As promessas de Trudeau estão dependentes da negociação de um novo acordo de financiamento da saúde de longo prazo com as províncias, que têm jurisdição exclusiva sobre os cuidados de saúde e podem ter ideias diferentes sobre a melhor forma de gastar os montantes das transferências federais.
O líder Liberal indicou que ele não vai impor a sua agenda nas províncias, mas professou a confiança de que as suas prioridades são partilhadas pelos primeiros-ministros.
Trudeau não se comprometeu com o aumento das transferências de saúde em seis por cento ao ano, a denominada “escada rolante” criada em 2004 durante o acordo de saúde federal-provincial que expirou no ano passado.
O governo Conservador de Stephen Harper não tentou negociar um acordo renovado; em vez disso, unilateralmente informou as províncias que iria diminuir o montante das transferências de saúde. A partir de 2017, os aumentos nas transferências de saúde estão a ser indexadas ao crescimento económico nominal, mas com a garantia de ser de pelo menos três por cento. Essa mudança pode traduzir-se em menos 36 mil milhões de dólares para as províncias ao longo de 10 anos.
O líder do NDP Tom Mulcair também não se comprometeu a restabelecer o “escalator” de seis por cento, mesmo que ele tenha prometido há um ano atrás que isso seria a primeira prioridade de um governo NDP, uma vez o orçamento equilibrado.
Ele tem, antes, prometido investir 5.4 mil milhões de dólares ao longo de quatro anos para a saúde e os cuidados dos idosos, incluindo trabalhar com as províncias para desenvolver um plano universal de medicamentos de prescrição, contratar mais médicos e enfermeiros, construir mais clínicas e expandir os cuidados ao domicílio.
Presentemente, mais de dois milhões de canadianos recebem cuidados ao domicílio, e Trudeau disse que o número está a aumentar rapidamente à medida que a população envelhece.
Como parte da sua promessa de quase duplicar o investimento federal em infraestrutura, Trudeau prometeu gastar perto de 20 mil milhões de dólares em 10 anos em “infraestrutura social”, incluindo instalações de cuidados de longa duração e habitação a preços acessíveis para idosos.
A Associação Médica Canadiana, que tem vindo a reclamar uma estratégia nacional para os idosos, disse que o foco de Trudeau em investir em cuidados domiciliários e cuidados a longo prazo é “muito bem-vinda”. A CMA também se congratulou com o plano de Mulcair.
Rona Ambrose, a ministra da Saúde do partido Conservador – que procura a reeleição -, defendeu o histórico do seu governo, justificando que este “aumentou significativamente” as transferências anuais para a saúde de 20 mil milhões de dólares para 34 mil milhões de dólares, e vai continuar a aumentar as mesmas para 40 mil milhões de dólares até ao final da década.
Fonte: Canadian Press