

Um governo do NDP prevê gastar 32 milhões de dólares ao longo de quatro anos para garantir que mais nortistas têm acesso a alimentos nutritivos, disse o líder do partido Tom Mulcair na terça-feira.
Mulcair, que voou para Nunavut para uma visita de um dia ao norte, criticou o governo Conservador sob a liderança de Stephen Harper por não garantir um fornecimento adequado de alimentos saudáveis a preços acessíveis na região Norte.
Mulcair disse que é injusto que as remotas comunidades inuit em Nunavut e em outros lugares do Norte frequentemente tenham que confiar em alimentos pouco saudáveis simplesmente porque é barato. Tais alimentos, disse, coloca o seu bem-estar em risco.
Nunavut, atualmente representado pela ministra da Saúde Leona Aglukkaq, está às voltas com problemas assustadores, como suicídios de jovens e uma taxa de desemprego mais do que o dobro da média canadiana.
Mulcair, que disse que quer ver os alimentos produzidos localmente melhor aproveitados, bem como custos mais baixos para alimentos, também se comprometeu a melhorar as relações com os povos aborígines do Canadá, dizendo que tanto os Conservadores e os Liberais os desiludiram.
O plano alimentar de Mulcair prevê que o dinheiro seja disponibilizado para expandir um programa de subsídio apelidado de Nutrição do Norte para incluir 50 comunidades isoladas que, segundo ele, os Conservadores excluíram dos subsídios. O NDP também pretende rever o programa, em parceria com os nortistas.
Mulcair salientou também que os políticos territoriais têm pedido ação no programa Nutrição do Norte, enquanto que o auditor-geral informou que ninguém sabe se o programa está a funcionar como pretendido ou a ajudar os mais necessitados.
A concorrer pelo NDP, contra Aglukkaq, o liberal Hunter Tootoo e Spencer Rocchi do partido Verde, está Jack Anawak, um ex-deputado federal, membro da legislatura territorial e ex-ministro da Justiça Nunavut.
No início desta semana, Mulcair apresentou a sua plataforma na luta contra as alterações climáticas, um tema de enorme importância para o Norte, com o aquecimento global a fazer com que o gelo polar derreta e altere o ambiente.
Fonte: Canadian Press