
A Alcoa vai dividir-se em duas empresas independentes, uma focada em produção de alumínio e outra sobre produtos de engenharia para as indústrias automóvel e aeroespacial.
O nome Alcoa permanecerá com a empresa de metais que faz mineração, refinação e produção de alumínio em 64 fábricas no mundo.
O anúncio da empresa não especificou locais para as operações industriais e os seus 17.000 trabalhadores, mas a Alcoa tem atualmente uma capacidade de produção significativa na província do Quebec.
A outra empresa, ainda a ser nomeada, terá 157 localizações e 43.000 funcionários que irão fornecer produtos de alta performance. Cerca de 40 por cento das suas receitas vieram do mercado aeroespacial.
A Alcoa espera que a divisão possa ser concluída até ao segundo semestre de 2016 e agendou uma teleconferência para discutir os detalhes com analistas.
O presidente e CEO da Alcoa, Klaus Kleinfeld será o chefe-executivo da companhia de produtos de engenharia e o presidente da Assembleia de ambas as empresas.
A empresa tem vindo a mudar o seu foco para os seus produtos automóveis e aeroespaciais mais rentáveis, que também envolvem titânio. Esta tem encerrado fundições de alumínio não rentáveis visto que um excedente do material no mercado tem um peso sobre os preços e lucros.
No início deste mês, a Alcoa ampliou a parceria com a Ford Motor Co., através do uso de uma forma mais forte do alumínio para peças automóveis. Também gastou cerca de 60 milhões de dólares para expandir as suas capacidades de fabrico tridimensional num centro técnico na área de Pittsburgh.
Fonte: Canadian Press
Com arquivos da Associated Press