MONTREAL VAI MODERNIZAR A VIGER SQUARE

square (montreal)O presidente Denis Coderre disse que muitas das pérgulas que compõem a instalação de obra de arte ‘Agora’, serão removidas, e outros aspetos do parque serão alterados para torná-lo mais convidativo e acessível a todos.
Os utilizadores mais frequentes do Viger Square são os sem-abrigo, mesmo no meio do inverno.
O parque original data da década de 1850, mas este foi significativamente modificado pela construção da Ville Marie Expressway na década de 1970.
Uma década mais tarde, o artista quebequense Charles Daudelin instalou duas peças de arte na praça, ou seja, Ágora e Mastodo.
No entanto, o público nunca acarinhou as pérgolas, e a falta de atividade na área deixou o parque, separado por várias vias principais, cair em desuso.
Em junho, Coderre anunciou que o parque seria completamente renovado a um custo de 28.3 milhões de dólares, incluindo a destruição da Ágora, o que justificou dizendo que a criação do hospital CHUM merecia um melhor parque para pacientes e familiares.
Isso levou a um protesto de ativistas a favor do património, Projet Montreal, e a família de Daudelin, resultando em nova proposta apresentada na sexta-feira por Coderre.
O novo design inclui um fontanário, espaço mais aberto ao nível dos olhos, árvores mais altas; usando o exemplo das mudanças feitas este verão no Emelie Gamelin Park, Coderre espera que este venha a incluir um café-esplanada e, possivelmente, uma oficina de bicicletas.
O presidente reconheceu que a família de Daudelin não aprovava totalmente as alterações para o parque e para a obra de arte.
O trabalho está programado para começar este ano e ser concluído em agosto de 2017.
Fonte: CTV Montreal