2020: UM ANO PARA ESQUECER E RECORDAR

Correio da Manhã Canadá

E chegámos ao fim de 2020! Este foi um ano que garantidamente todos nós vamos lembrar durante o curso da história da humanidade. E, na verdade, dos miúdos aos graúdos, não há como esquecer este período que definiu para sempre os moldes de viver de todos os países do mundo. Sim! Todos os países do mundo passaram pelo mesmo evento pandémico – claramente com diferenças sociais, económicas, políticas, etc. – mas no fundo ‘calhou a todos’.

E é também verdade que este ano nos ensinou muito e nos obrigou a aprender. Ora, se até há pouco menos de um ano atrás não acreditávamos num mundo regido pela tecnologia – a bela da tecnologia – a estender-se à maioria dos trabalhos, serviços e atividades – por alguma resistência, é claro – nada faria crer que a nossa vida social e, principalmente a nossa liberdade, que em muitos países é um direito institucional, fosse afetada e quebrada … por um vírus.

Não acho nada inatural que nós, seres humanos, tomemos tudo com o que e quem diariamente lidamos como garantidos. Para além disso, a tecnologia tem sido cada vez mais vista como um instrumento antissocial. Mas, a verdade é que a pandemia veio afetar essas duas ideias mais ainda, mostrando as nossas fraquezas – como seres sociais que somos, pois necessitamos de conviver presencialmente – e mostrando também que os serviços que até há pouco menos de um ano eram normalíssimos, hoje estão afetados, e os que não podem transitar para o modo virtual afetam, ainda mais, as economias.

No entanto, chegou a luz ao fundo do túnel: a vacina! A tão esperada vacina veio finalmente e traz consigo bons prognósticos. Ainda é cedo para deitar os foguetes, mas, na verdade, o mundo já conta com duas versões: a vacina da Pfizer e da Moderna. No Canadá, a inoculação começou com a vacina da Pfizer a grupos vulneráveis e prioritários no dia 14 de dezembro, e as províncias já têm vindo a receber cada vez mais doses. Em Portugal, a vacinação arrancou no passado domingo, dia 26 de dezembro, e já foram vacinados mais de 4500 profissionais de saúde.

Se repararmos, tudo isto foi dentro de 2020. E claro, muitas outras adversidades aconteceram e que classificaram o ano de 2020 como o pior do século. Embora não discorde totalmente, penso que também o possamos apelidar de ponto de viragem. Porque, a partir desta década e desta pandemia, tudo mudou e nada mais será o mesmo – de bom e de mau. Nas nossas vidas, na nossa sociedade e no mundo.