

(Frank Lynn / CTV Kitchener)
Aproximadamente 2.400 alunos estão à espera de saber se o seu tempo de permanência nos campos universitários do Everest College contam para crédito, após a escola profissional – sem dinheiro – ter fechado as suas portas, de forma repentina e inesperada, na quinta-feira, noticiou a CTV News.
A decisão de suspender todas as operações na escola profissional foi feita pelo superintendente do Private Career Colleges, um regulador e tomador de decisões independente. O superintendente suspendeu o Everest, porque este foi considerado por já não ser financeiramente responsável, de acordo com o governo do Ontário.
A escola profissional tem cerca de 2.400 alunos, em 14 «campuses» no Ontário, incluindo locais em Toronto, Brampton, Mississauga, Otava e Sudbury.
Os alunos terão a oportunidade de candidatar-se a uma transferência ou a um reembolso de matrícula, mas não haverá nenhumas garantias.
A estudante de aplicação da lei do Everest, Bianca Williams, disse ao Canada AM (CTV), na sexta-feira, que ela e os seus colegas ficaram chocados quando ouviram a notícia.
Ela foi informada que todos os programas de formação profissional seriam protegidos pelo Fundo de Garantia de Conclusão da Formação (TCAF, na sigla inglesa), uma lei do governo do Ontário destinada a proteger os alunos de faculdades de carreira privada, como o Everest College.
Todas as faculdades de carreira privada no Ontário são obrigadas a pagar prémios para um TCAF. No caso em que uma escola feche, o dinheiro é então usado para disponibilizar aos alunos as conclusões da formação ou reembolsos.
Os programas de formação profissional são aqueles que preparam os alunos para uma profissão específica, incluindo a aplicação da lei, a educação automóvel, cosmética, artes culinárias e enfermagem.
Vários programas estão isentos do TCAF do Ontário, incluindo a profissão de parteira, artes performativas, línguas e cursos de lazer.
Um número de faculdades nas mesmas áreas das escolas Everest estão a abrir as suas portas para os estudantes deslocados, que lhes permitam completar a sua educação, adiantou à Canada AM (CTV) Serge Buy, CEO da National Association of Career Colleges (NACC).
Os detalhes específicos estão a ser organizados pela NACC e a província, mas Buy disse que está confiante de que uma solução será anunciada nos próximos dias.
O pessoal do Ministério estará disponível no campus, durante os próximos dias, para ajudar os alunos a preparar os seus próximos passos. Uma linha direta provincial foi criada para os estudantes, através dos números 416-314-0500 ou 1-866-330-3395.
O staff do Everest College pode ligar para a linha direta do Employment Ontario – 1-800-387-5656 – para perguntas.
