
Nova Iorque, 31 ago 2025 (Lusa) — O tenista canadiano Felix Auger Aliassime surpreendeu o alemão Alexander Zverev, número três mundial, e garantiu a qualificação para os oitavos de final do Open dos Estados Unidos, último ‘major’ da temporada, assim como a polaca Iga Swiatek.
Numa jornada até então tranquila, Aliassime, 27.º colocado no ranking ATP, protagonizou uma grande surpresa na sessão noturna, ao eliminar o favorito germânico, vice-campeão em Flushing Meadows em 2020, em quatro sets, por 4-6, 7-6 (9-7), 6-4 e 6-4.
Num encontro concluído ao fim de três horas e 48 minutos, o canadiano, semifinalista do torneio nova-iorquino em 2021, registou 50 ‘winners’ e 35 erros não forçados, face aos 29 pontos ganhantes e 31 faltas não provocadas do adversário, e carimbou pela segunda vez na carreira a passagem à quarta ronda em Nova Iorque.
“É uma sensação boa. Venho aqui desde 2018. Ainda sou jovem, mas já ando nisto há alguns anos e continuo a construir o meu caminho. Para alguns, pode ser talvez a primeira que me vêm esta noite, mas isto é mesmo bom. Obviamente que o trabalho não está feito, o torneio continua, mas isto significa muito para mim. Muito trabalho duro, ao longo de muitos anos”, confessou Aliassime, de 25 anos.
Na fase seguinte da prova, o antigo ‘top 10’ mundial vai defrontar o russo Andrey Rublev (15.º ATP), que precisou de cinco partidas para superar o jovem chinês Coleman Wong (173.º ATP), de 21 anos, pelos parciais de 2-6, 6-4, 6-3, 4-6 e 6-3, ao fim de três horas e 10 minutos.
Assim como Zverev, o norte-americano Tommy Paul (14.º ATP), carrasco do português Nuno Borges na terceira ronda, ao vencer em cinco sets, não conseguiu levar a melhor sobre o cazaque Alexander Bublik (24.º ATP) e acabou eliminado em cinco parciais, decididos por 7-6 (7-5), 6-7 (4-7), 6-3, 6-7 (5-7) e 6-1, ao cabo de três horas e 38 minutos.
Apurado pela primeira vez para os oitavos de final do Open dos Estados Unidos, Bublik vai ter agora pela frente o líder da hierarquia ATP e campeão em título, Jannik Sinner, com quem está empatado no confronto direto (1-1), após a vitória do italiano na terra batida de Roland Garros e do triunfo do cazaque na relva de Halle.
Na competição feminina, já depois da vitória da norte-americana Coco Gauff a abrir a jornada diante da polaca Magda Frech, por 6-3 e 6-1, foi a vez de Iga Swiatek, campeã do torneio em 2022, recuperar de uma desvantagem de 1-5 no primeiro set para bater a russa Anna Kalinskaya (29.ª WTA) em duas partidas, por 7-6 (7-2) e 6-4.
Depois do triunfo suado e de salvar quatro ‘set points’, a polaca, número dois do mundo, vai ter como próxima adversária outra tenista de leste, Ekaterina Alexandrova (12.ª WTA), enquanto a norte-americana Amanda Anisimova, nona do mundo e vice-campeã de Wimbledon, vai medir forças com a brasileira Bia Haddad Maia (22.º WTA), após a vitória em três sets sobre a romena Jaqueline Cristian (50.º ATP), por 6-4, 4-6 e 6-4.
SRYS // AJO
Lusa/Fim