

A ZooShare, uma empresa de energia, já arrecadou mais de 2,2 milhões de dólares, junto de 300 investidores locais, para construir o que chama de primeira “fábrica de biogás de zoológico” da América do Norte, noticiou a Citynews.
A ideia é que a fábrica possa aproveitar o poder do estrume produzido no zoológico e transformá-lo em energia que poderá ser vendida à província.
A empresa angariou o dinheiro com a venda de “community bonds”, com uma taxa de juro garantida de sete por cento, ao longo de sete anos.
Cerca de 3.000 toneladas de estrume do zoo e 14.000 toneladas de resíduos não comestíveis de supermercado, a cada ano, serão transformadas em energia renovável e de fertilizantes.
A fábrica de biogás será construída nos terrenos de compostagem existentes, a leste do zoológico.
O Ministério do Meio Ambiente do Ontário está a estudar o pedido de aprovação, que foi postado para análise e consulta pública.
O Toronto Sun relata que uma vez que a instalação esteja a funcionar, o zoológico poderá receber 50.000 dólares por ano, ou 10 por cento dos lucros.
Em 2013, a Canadian Press informou que a ideia para a fábrica de transformação do estrume em eletricidade veio do próprio jardim zoológico de Toronto, que procurou projetos compatíveis durante anos.