

A Associação de Estudantes de Graduação do Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto está a convidar os investigadores de todas as áreas científicas a participar no XXXIV Simpósio Levy-Wasteneys: a Linguagem da Revolução, que terá lugar no dia 30 de setembro de 2016, em Toronto.
Beatriz Sarlo (Universidade de Buenos Aires) e Anna María Escobar (Universidade de Illinois) são os palestrantes principais.
Decorrente da ideia de que a revolução se manifesta na política, tanto quanto se traduz na história, na ciência, no direito, na música e nas artes visuais ou do espetáculo, este simpósio acolhe reflexões sobre as insurreições sociais, estéticas e teóricas em jogo dentro do mundo luso-hispânico. Os temas sugeridos são os seguintes:
– independência e revoluções dos séculos XIX e XX
– tradição ou rutura na língua e na linguística
– permutações dos discursos científico e jurídico
– vanguardismos estéticos: suas manifestações
– cinematografia e imagem da revolução
– imprensa e movimentos sociais
– literatura e libertação nacional
– identidade, memória, testemunho
– ensino através da mudança
– distopia e pós-revolução
– rebelião, silêncio, censura e falta de linguagem
Simultaneamente, este simpósio celebra o centenário do sensacionismo de Fernando Pessoa e do criacionismo de Vicente Huidobro em 1916, recebendo-se com particular entusiasmo os trabalhos críticos relativos a estes movimentos de vanguarda.
Os investigadores interessados devem enviar para lwsymposium@utoronto.ca um resumo da sua intervenção (em espanhol, português ou inglês), até 500 palavras, em Times New Roman, número 12, com espaço duplo, de acordo com as normas da MLA. Estes resumos serão apreciados por uma comissão formada por professores e alunos. O prazo para o envio das candidaturas, em documento Word, é o dia 31 de março de 2016. Para mais informações, consultar www.LW2016.com.
As intervenções que melhor captem o espírito do simpósio, gerando um elevado nível de discussão através dos temas envolventes, serão distinguidas e receberão um reconhecimento monetário, aquando da receção da noite. Os melhores trabalhos serão também considerados para publicação na revista da Associação de «Apuntes Hispánicos». Mais informações em www.lw2016.com
