Xi Jinping repreende Trudeau por partilhar conversa

FOTO: screenshot Mackenzie Gray TWITTER
FOTO: screenshot Mackenzie Gray TWITTER

Num raro momento de diplomacia nos bastidores, o presidente chinês, Xi Jinping, criticou o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau por ter partilhado detalhes de uma conversa que os dois líderes tiveram na terça-feira à margem da cimeira do G20 em Bali, na Indonésia, com os órgãos de comunicação social. Xi Jiping disse, com cara de poucos amigos, que, e passo a citar, “tudo o que discutimos foi divulgado no jornal, isso não é apropriado”.

O presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, protagonizaram um raro momento de desconforto diplomático entre os dois países, que foi registado em vídeo.

Na conversa de bastidores, Xi Jiping, visivelmente incomodado, parou Trudeau para reclamar pelo facto de o governante canadiano ter partilhado com a imprensa o conteúdo de uma reunião que os dois líderes tiveram. Na conversa com a imprensa, o líder canadiano disse estar preocupado por suspeitas de interferência da China nas eleições do Canadá.

“Tudo o que falámos já tinha sido filtrado [pela imprensa]. Isso não é apropriado, não é assim que nós atuamos. Se formos honestos, devemos comunicar-nos com respeito mútuo”, disse Xi Jiping a Trudeau através de um tradutor oficial.

Em resposta, Trudeau disse que os canadianos acreditam “num diálogo livre e franco”. O primeiro-ministro garantiu que vai “trabalhar construtivamente com a China”, mas avisou Xi Jiping  que haverão pontos de discórdia.

Sem dizer se concordava, Xi Jiping reagiu dizendo que, em primeiro lugar, é preciso “criar condições para isso”.

Os dois terminaram a conversa com um aperto de mãos e seguiram rumos diferentes na reunião do G20 em Bali, na Indonésia.