WALMART COMEÇOU A PROIBIR VISA NAS LOJAS EM THUNDER BAY

Três lojas Walmart em Thunder Bay, Ontário, não aceitam cartão Visa
Três lojas Walmart em Thunder Bay, Ontário, não aceitam cartão Visa
Três lojas Walmart em Thunder Bay, Ontário, não aceitam cartão Visa

Depois de meses de negociações, o grupo Walmart disse no mês passado que iria eliminar a Visa como opção de pagamento para essas lojas, justificando que está a pagar demasiadas taxas de comerciante. O gigante do retalho prometeu alargar a proibição de cartões Visa às suas 400 localizações em todo o Canadá, embora não tenha dito quando isso vai acontecer.
A Visa, maior empresa de cartão de crédito do Canadá, respondeu na segunda-feira com uma mensagem aos clientes do Wal-Mart.
“Até que um acordo possa ser alcançado nesta disputa comercial, encorajamos os clientes a utilizar os seus cartões nas mais de 5.200 lojas em Thunder Bay que aceitam Visa,” disse a Visa em comunicado.
O Walmart diz que paga anualmente mais de 100 milhões de dólares em taxas para clientes que usam cartões de crédito como Visa, MasterCard e Discover.
A Visa diz que ofereceu ao Walmart uma das taxas mais baixas para qualquer comerciante no país, mas o retalhista queria mais, e se tivesse cedido, as taxas de serviço aos comerciantes do Walmart teriam sido inferiores às praticadas nos supermercados locais, farmácias, lojas de conveniência, instituições de caridade e escolas.
O Conselho de Retalho do Canadá pediu ao governo federal para intervir de modo a impor taxas mais baixas para todos os comerciantes.
Um porta-voz do ministro das Finanças Bill Morneau diz que está à espera de receber um relatório sobre a redução voluntária de 10 por cento na taxa em 2014 pela Visa e MasterCard antes de decidir “como podemos garantir que este mercado permanece competitivo no futuro”.
Uma sondagem recente sugere que o Walmart estava a ganhar a batalha de relações públicas com a Visa – mas com um custo potencial.
Quase 60 por cento dos entrevistados numa pesquisa autoencomendada pelo Angus Reid Institute disseram que estavam do lado do Walmart, mas quase metade dos compradores que usaram Visa no Walmart no ano passado afirmaram que estariam menos propensos a comprar lá se o cartão passar a não ser aceite.
Quase dois terços dos entrevistados na pesquisa online de 1.527 canadianos, realizada no início deste mês, também disse acreditar que qualquer poupança na redução das taxas Visa iria provavelmente beneficiar o Walmart, em vez de ser repassada para os clientes.
O organismo profissional da indústria de sondagem, a Marketing Research and Intelligence Association, esclarece que não pode ser atribuída uma margem de erro a sondagens online porque estas não são uma amostra representativa da população.

Fonte: Canadian Press