Votação para escolher novo líder do Partido Conservador já terminou

Foto: Jean Charest/Facebook
Foto: Jean Charest/Facebook

Terminaram ontem as votações para escolher o novo líder do Partido Conservador do Canadá. O vencedor, contudo, só será conhecido no próximo sábado.

Chegou ao fim a votação para escolher o próximo líder do Partido Conservador do Canadá. Sábado, dia 10 de setembro, foi a data escolhida para o anúncio do vencedor.

Os votos foram recebidos até às 17h desta terça-feira, dia 6 de setembro, para serem processados, validados e contados a tempo do anúncio durante o fim de semana.

O partido usa um sistema de votação por classificação para eleger o próximo líder permanente. Há cinco candidatos, incluindo Pierre Poilievre, Jean Charest, Leslyn Lewis, Scott Aitchison e Roman Baber.

Apesar de ter sido desqualificado em julho, o nome de Patrick Brown ainda consta dos boletins de voto. De acordo com o partido, quem votar em Brown terá o seu voto transferido automaticamente para a sua segunda escolha.

O vencedor da corrida torna-se o quarto líder permanente do Partido Conservador, depois de Stephen Harper, Andrew Scheer e Erin O’Toole.

Candice Bergen, que assumiu o cargo de líder interina após a saída de O’Toole em fevereiro, anunciou no dia 6 de setembro que não vai concorrer nas próximas eleições federais.

O novo líder será anunciado no sábado, dia 10 de setembro, num centro de convenções no centro de Ottawa.

Na semana passada, o partido disse já ter recebido votos de mais de metade dos 678 mil membros elegíveis para votar.