

Os partidos políticos estão a trabalhar para garantir apoio, ao incitar os eleitores para que exerçam o seu direito de voto na votação antecipada deste fim de semana de Ação de Graças, um ponto crucial na campanha eleitoral, numa altura em que as famílias se reúnem para comer peru e decidir a sua intenção de voto.
Os eleitores que optam pela votação antecipada – regra geral, correspondem a um grande número de votos – poderão influenciar os resultados numa corrida eleitoral que se prevê muito disputada.
Durante a última eleição geral, em 2011, mais de 2,1 milhões de canadianos optaram por votar antecipadamente – isso é cerca de 14 por cento do número total de eleitores – e outros 285.034 votaram por correspondência especial.
E, como as famílias se reúnem para estar em família, a campanha eleitoral deverá ser um tópico de conversa à mesa de jantar.
Sabendo da importância crítica de conquistar o maior número de votos numa campanha em que cada voto conta, os partidos políticos estão a apelar aos apoiantes que participem na votação antecipada.
Mas o momento da votação antecipada em conjugação com um fim de semana longo tradicional tem levantado preocupações entre alguns canadianos.
A Eleições Canadá está a procurar que o ato de votar seja mais acessível para os jovens aborígenes e estudantes universitários, ao abrir 39 espaços de voto em campos universitários e Centros de Amizade em todo o Canadá.
COMO VOTAR:
NO DIA DAS ELEIÇÕES (19 de outubro): No local de votação com identificação apropriada. Se estiver registado, o residente deve ter recebido informação na caixa de correio (até ao dia 1 de outubro) a indicar onde este pode votar. O cidadão também pode usar a linha do serviço de informação ao eleitor para saber onde votar.
Na votação antecipada: sexta-feira, 9 de outubro, sábado, 10 de outubro, domingo, 11 de outubro, e segunda-feira, 12 de outubro, no local indicado para votação antecipada.
Nos locais Eleições Canadá: por votação especial até terça-feira, 13 de outubro, em mais de 400 locais em todo o Canadá.
PELO CORREIO: Até terça-feira, 13 de outubro, a pessoa pode fazer o pedido para votar pelo correio.
Seja qual for o método de votação, a Elections Canada exige uma identificação adequada, para além do cartão de informação do eleitor, incluindo um comprovativo de endereço atual.
Fonte: CBC News