Volte sempre, Marcelo.

Correio da Manhã Canadá

Terminou no domingo, com uma passagem pela Luso Canadian Charitable Society e pelo CCPM em Mississauga, a primeira visita oficial do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ao Canadá.

Foram cinco dias de compromissos, eventos e encontros que começaram na quarta-feira, dia 13, em Montreal. Cinco dias de contactos importantes para Portugal e também para o Canadá. Cinco dias de aproximação entre a diáspora luso-canadiana e uma das principais autoridades portuguesas.

Marcelo falou de acordos comerciais, alterações climáticas, proteção de oceanos, da guerra na Ucrânia, de solidariedade, de apoio aos idosos e adultos especiais, dos 70 anos da imigração portuguesa para o Canadá e dos indocumentados – entre outros assuntos. Foi uma agenda completa, com algumas quebras de protocolo, para a satisfação dos luso-canadianos que foram ver de perto o Presidente. Marcelo, como sempre, esbanjou simpatia e deixou a comunidade esperançosa de que a distância de Portugal não nos deixa isolados do lado de cá do Atlântico.

Alguns podem ‘torcer o nariz’ por causa destas visitas, queixando-se dos gastos e do dinheiro, que poderia ser usado para outras coisas… mas não nos podemos esquecer de que tudo no mundo depende da política e do entendimento entre as nações. Estas visitas, mesmo que custem algum dinheiro, são necessárias, sim, e muito! O isolamento diplomático é um caminho extremo e arriscado. As nações precisam dos acordos, da diplomacia, de relações fortes e amigas. Os portugueses ganham, os canadianos ganham, os luso-canadianos ganham. Enfim, é um investimento necessário da civilidade política internacional.

Portanto, volte sempre, Marcelo. Afinal, somos mesmo o orgulho de Portugal!