

Cinquenta anos depois que o presidente francês, Charles de Gaulle, gritou “Vive le Quebec libre!” a uma enorme multidão em Montreal, a cidade está agora a disponibilizar visitas gratuitas da varanda onde a declaração controversa foi feita.
De Gaulle agitou o movimento de soberania no Québec com o seu discurso inflamatório, entregue no balcão da Câmara Municipal de Montreal em 24 de julho de 1967, no segundo dia da sua visita ao Canadá.
A sua visita coincidiu com a bem-sucedida Expo 67 em Montreal, com ele a comparar a atmosfera da cidade com o que viu em França depois da libertação do domínio nazista. Ele então gritou: “Vive le Quebec. Vive le Quebec livre! Vive, vive, vive le Canada français, et vive la France. “
O discurso enfureceu Lester B. Pearson, primeiro-ministro do Canadá na época, e Gaulle partiu do Canadá sem visitar Otava. Um ano depois, era fundado o partido soberanista Parti Quebecois.
Para comemorar o 50º aniversário do discurso de De Gaulle, a cidade de Montreal abriu a famosa varanda ao público na segunda-feira. Serão oferecidas visitas guiadas de 30 minutos gratuitas até às 16:30 horas da tarde, em francês e inglês. Não são necessárias reservas.
A cidade também está a exibir fotografias e arquivos da visita de De Gaulle até sexta-feira.
Fonte: CTV News