

(Direitaos Reservados)
Com um orçamento de 25 mil euros–mais de metade coberto por patrocínios–e juntando 300 participantes, entre músicos, professores e artesãos, o Estádio 1º de Maio, Lisboa, abre as suas portas este sábado e domingo para a realização da primeira edição da Cidade das Tradições.
Trata-se de uma iniciativa do Inatel que espera atrair 5 mil pessoas, e que,“se correr bem”, promete voltar nos próximos anos, “maior e melhor”. Para além dos espetáculos de palco, com a exibição de ranchos folclóricos e vários agrupamentos musicais (cavaquinhos, violas beiroas, folesemuitos outros), a festa quer a participação de todos e aposta forte nos ateliês.
Aprender a moldar o barro, a fazer bordados ou a construir brinquedos vai, assim, deixar de ser problema. E para comer e beber, o que se encontra em qualquer feira: da bifana ao pastel de nata, da ginjinha à fartura.
“Queremos é que as pessoas participem e se divirtam”, diz Sofia Tomás, da organização. “A maior parte dos elementos da nossa cultura é desconhecida dos portugueses, e queremos colmatar essa falha”, conclui.