Visita do Rei Carlos custou pelo menos 1,4 milhões aos canadianos

Foto: The Royal Family/Facebook
Foto: The Royal Family/Facebook

Os contribuintes canadianos gastaram pelo menos 1,4 milhões de dólares com a visita do Rei Carlos ao Canadá em maio. O valor provavelmente é mais alto. Os números oficiais serão conhecidos em março do próximo ano.

A visita de três dias do Rei Carlos ao Canadá em 2022 custou pelo menos 1,4 milhões de dólares aos contribuintes canadianos. Os números são avançados pela imprensa canadiana.

De 17 a 19 de maio, o então príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha visitaram Newfoundland, Ontário e os Territórios do Noroeste durante aproximadamente 57 horas, a um custo de mais de 25 mil dólares por hora.

Os 1,4 milhões não incluem salários do governo, dos militares e dos policiais ou custos operacionais normais, o que tornaria a conta mais alta. Também não inclui custos assegurados pelos governos locais e forças policiais.

O valor engloba horas extras, custos com frotas de veículos, com voos VIP e com segurança armada. Essas despesas foram pagas pela Royal Canadian Mounted Police (RCMP), pelo Departamento de Defesa Nacional e pelo Canadian Heritage, o departamento federal que supervisionou e planeou a viagem.

Os números são baseados em informações do Canadian Heritage, bem como em dados fornecidos pelo Departamento de Defesa Nacional, pela RCMP e outros departamentos e agências governamentais. Os valores do Canadian Heritage são preliminares e vão provavelmente aumentar quando os dados oficiais forem divulgados em março de 2023.