Violência doméstica: Mais de 3 milhões para combater violência doméstica no Quebec

Foto: Anete Lusina/Pexels
Foto: Anete Lusina/Pexels

O Governo do Quebec vai investir mais de três milhões em ações policiais que ajudem a combater a violência doméstica na província. A ministra provincial da Segurança Pública diz que o objetivo é “salvar vidas”.

Mais de três milhões de dólares. É essa a quantia que o Governo do Quebec pretende investir no combate à violência doméstica. O dinheiro vai ser distribuído ao longo de três anos pelas forças policiais da província, de forma que possam reforçar o apoio às vítimas e a vigilância dos agressores.

O anúncio foi feito pela ministra provincial da Segurança Pública. Geneviève Guilbault diz que o objetivo é claro: “salvar as vidas das mulheres vítimas de violência e as suas crianças.”

O dinheiro para ajudar as vítimas será investido na contratação de assistentes sociais, que vão trabalhar em parceria com a polícia. As forças policiais das cidades de Bromont, Chateauguay, Mascouche e Repentigny estão entre as que vão receber o novo financiamento.

O anúncio da ministra foi feito na sequência da morte de dois casais em incidentes separados, em Laval, a norte de Montreal, e em Dunham, em Eastern Townships. Em ambos os casos, a polícia disse acreditar que as mortes envolveram um assassinato seguido de suicídio.

Estatísticas do governo de Quebec indicam que 21 mulheres e meninas foram mortas por homens em 2020. De acordo com uma contagem não oficial, em 2021 foram 18 as mortes femininas.

O governo de Quebec já investiu mais de 509 milhões desde 2020 na luta contra a violência contra as mulheres. Incluído nesse pacote de financiamento está um projeto de 41 milhões, que prevê que algumas pessoas condenadas por violência doméstica usem pulseiras de rastreamento.