VIOLA DESMOND É A ESCOLHIDA PARA NOTA DE 10 DÓLARES CANADIANA

desmondViola Desmond, muitas vezes descrita como Rosa Parks do Canadá pela sua decisão, em 1946, de se sentar numa secção exclusiva para brancos num cinema de Nova Escócia, será a primeira mulher a aparecer na face de uma nota canadiana.
O ministro das Finanças, Bill Morneau, disse que Desmond vai aparecer na frente da nota de 10 dólares quando a próxima série entrar em circulação em 2018.
Os outros nomes que constavam na lista final eram: a poeta E. Pauline Johnson; Elsie MacGill, que recebeu um diploma de engenharia elétrica pela Universidade de Toronto em 1927; a sufragista do Québec Idola Saint-Jean; e a atleta medalhada olímpica em 1928 Fanny Rosenfeld.
A ativista famosa Nellie McClung, a sufragista de Alberta que lutou na década de 1920 para que as mulheres fossem legalmente reconhecidas como pessoas no Canadá, foi para muitos canadianos a omissão mais notada da lista final.
Houve mais de 26 000 submissões do público, posteriormente reduzidas para 461 nomeados elegíveis que tinham cidadania canadiana e morreram há pelo menos 25 anos.
Num inquérito online recente, 27 por cento dos entrevistados fizeram de McClung a escolha número um, com Therese Casgrain, MacGill, Montgomery, Carr e Desmond a arredondarem a lista de seis escolhas de topo.
O conselho consultivo independente do Banco do Canadá disse que estava à procura de candidatos que tivessem superado barreiras, inspirassem outros ou deixassem um legado duradouro.
Uma mulher de negócios transformada em libertária civil, Desmond construiu um negócio como uma esteticista e, através da sua escola de beleza, foi um mentor para jovens mulheres negras na Nova Scotia.
Estávamos em 1946 quando ela rejeitou a discriminação racial sentando-se numa secção exclusiva para brancos de um cinema de Nova Glasgow. Ela foi presa e multada; as suas ações inspiraram as próximas gerações de pessoas negras em Nova Escócia e o resto do Canadá.
O conselho consultivo do banco recebeu mais de 18 000 submissões durante uma chamada pública para nomeações no início deste ano.
Embora seja a primeira vez que uma mulher – que não a Rainha – vai constar numa nota canadiana, as sufragistas Famous Five, juntamente com Casgrain, foram destaque no verso de uma nota de 50 dólares revelada em 2004.
As mulheres foram retiradas da nota em 2011, quando uma nova versão de polímero foi introduzida.
Fonte: Canadian Press