VÍDEO CANADIANO QUE DESMASCARA FALSAS ALEGAÇÕES MÉDICAS TORNA-SE VIRAL

IMAGENS: Jonathan Jarry/McGill University/YouTube
IMAGENS: Jonathan Jarry/McGill University/YouTube

O trabalho de Jonathan Jarry é separar verdades científicas de absurdos, mas nunca imaginou que a criação de um vídeo falso acabaria por ser a sua ferramenta mais eficaz.

Os utilizadores do Facebook podem estar familiarizados com o seu último vídeo criado pelo Office of Science and Society (OSS) da McGill University – que tem mais de 10 milhões de visualizações.

O título do vídeo grita por um clique: “Este truque NATURAL pode CURAR O SEU CANCRO”. O gráfico de abertura oferece outra promessa demasiado boa para ser verdade: “Esta incrível cura para o cancro é conhecida desde o século XIX”.

O vídeo conta uma história muito falsa do Dr. Johan R. Tarjany, que em 1816 descobriu um tipo de musgo que cura o cancro, um conhecimento que o vídeo afirma ter sido suprimido pelas companhias farmacêuticas.

A história fica melhor porque Tarjany adicionou o musgo à sua dieta e nunca teve cancro – e uma ótima notícia – mesmo que o Food and Drug Administration tenha proibido o musgo, está disponível online.

Trinta e nove segundos depois, a verdade é revelada: o vídeo que prometia uma cura fácil, em vez disso, é uma dura lição sobre alfabetização mediática e pensamento crítico.

Dr. Johan R. Tarjany é um anagrama de Jonathan Jarry. E as fotografias no vídeo são de Otto Maass, ex-presidente do Departamento de Química da McGill no início do século XX. Para promover o seu argumento, Jarry até usou várias imagens de pessoas diferentes para ver se os espectadores notariam.

O cientista ficou impressionado com o sucesso do vídeo.