Vida selvagem: População de baleias-francas continua em declínio

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

A população de baleias-francas-do-atlântico-norte continua em declínio. De acordo com as mais recentes estimativas, há apenas 340 animais desta espécie, que sobrevivem apenas ao longo da costa leste dos Estados Unidos e do Canadá.

Um novo estudo diz que a população de baleias-francas-do-atlântico-norte continua a enfrentar uma tendência de queda.

De acordo com a estimativa mais recente do Consórcio da Baleia Franca do Atlântico Norte, foram contabilizados 340 animais no ano passado, um declínio em relação aos 348 registados em 2020.

O consórcio com sede em Boston, que inclui mais de 200 organizações governamentais, industriais e de conservação, diz que as baleias francas estão a ficar mais pequenas e a ter menos crias. Segundo a organização, apenas 15 baleias nasceram em 2022, valor muito abaixo da média de 24 relatada no início de 2000.

Além disso, o grupo determinou que, esta temporada, não há baleias grávidas pela primeira vez. Uma conclusão em linha com estudos anteriores que mostram uma tendência de queda no número de baleias francas fêmeas capazes de se reproduzir.

A baleia-franca-do-atlântico-norte é encontrada ao longo das águas temperadas da costa atlântica da América do Norte.

As baleias-francas foram um alvo preferencial dos baleeiros, que as consideravam as baleias “certas” para caçar, devido à sua natureza dócil, por se alimentarem de forma lenta e próxima da superfície, pela sua tendência de nadar pertoda costae pelo alto teor de gordura que mantém o animal a boiar mesmo após a morte.

Estima-se que estas baleias foram extintas na região leste do Atlântico Norte e sobrevivem apenas ao longo da costa leste dos Estados Unidos e do Canadá.