VICE-PRESIDENTE COM MAIS PODERES DO QUE PRESIDENTE

Norm Kelly
Norm Kelly

As alterações na presidência de Toronto iniciaram-se oficialmente na terça-feira, um dia depois da Assembleia Municipal, ter votado por maioria a redução dos poderes do presidente Rob Ford.
O vice-presidente Norm Kelly disse que 11 membros da equipa do presidente Ford, incluindo o Chefe de Gabinete Earl Provost e a Diretora de Política Sheila Paxton, estão a juntar-se ao seu gabinete.
Kelly sublinhou que os membros da equipa saíram por vontade própria e que “não forçou, nem seduziu ninguém, para se juntar ao novo gabinete”.
O dia começou com a reunião de Kelly com o administrador municipal Joe Pennachetti para colocar em andamento a transferência de recursos e poder administrativo.
As mudanças no gabinete da presidência surgiram na sequência de uma reunião sem precedentes, em que a Assembleia Municipal aprovou uma moção (36 votos contra 5) limitando os poderes do presidente.
Antes da votação, Ford dirigiu-se aos vereadores e classificou o ato como um golpe de Estado e um ataque à democracia A Assembleia votou também favoravelmente a transferência de 60 por cento do orçamento do gabinete do presidente Ford para o vice-presidente Norm Kelly e dando-lhe o poder para dirigir o Executivo camarário.
Ford passou a ser uma figura emblemática para a cidade. Este, por sua vez, referiu que devem ser os eleitores a julgá-lo e não os seus colegas vereadores.
Neste sentido, pediu à Assembleia a realização de uma eleições antecipadas em vez de esperar até à eleição prevista para 27 de outubro de 2014. Ford, que já anunciou que vai concorrer de novo, mostrou-se confiante na reeleição.
Ford está a ameaçar com uma ação judicial sobre a tomada de posição da Assembleia e contratou o veterano advogado municipal, George Rust-D’Eye, para se defender desta situação política.