Viagens Canadá: Fim de quarentena obrigatória para viajantes imunizados

Foto: Bill Blair/Facebook
Foto: Bill Blair/Facebook

A quarentena passada num hotel designado pelo Governo canadiano para os que regressam por via aérea ao Canadá não será obrigatória para os cidadãos totalmente imunizados. Desde, é claro, que o teste à Covid-19 venha negativo. Uma medida que vai começar já a partir de 5 de julho.

Os canadianos totalmente vacinados que retornarem ao Canadá por via área vão poder estar, em breve, livres da quarentena obrigatória num hotel designado pelos federais desde que o teste à Covid-19 dê negativo.

O anúncio foi dado pelo ministro da Segurança Pública, Bill Blair. O ministro disse que o Governo federal ainda está a pedir aos canadianos para não viajarem de momento, mas revelou que as restrições nas fronteiras, que começaram há mais de 15 meses, “nunca tiveram a intenção de serem permanentes”.

Os que viajarem pelo ar e que foram totalmente vacinados, num período igual ou superior a duas semanas, não vão ter de passar nenhum tempo de quarentena num hotel, ou até mesmo em casa, após a chegada.

As regras de viagem vão ser alteradas às 23h59, a 5 de julho, no horário da Costa Leste, e aplicam-se apenas às pessoas que estão habilitadas para viajar para o Canadá.

Isso inclui cidadãos canadianos, residentes permanentes, pessoas registadas sob a Lei Indígena, alguns refugiados e estudantes internacionais.  Também apenas alguns cidadãos estrangeiros, como aqueles que se vão reunir com a família no Canadá, os que viajam para fins de trabalho essencial ou para fazer algum tratamento médico.

Por enquanto, as novas regras aplicam-se apenas para as quatro vacinas que a Health Canada já autorizou no país.

Os viajantes aéreos e terrestres ainda devem apresentar um teste negativo à Covid-19, feito em não mais do que 72 horas antes da chegada. Devem também fazer o upload do resultado do teste e do status de vacinação para a aplicação ArriveCAN. Ainda assim, tem de ser feito outro teste no dia da chegada.

Os passageiros devem ter um plano de quarentena preparado caso o teste ao novo coronavírus dê positivo.

O Governo federal ainda não deu nenhuma data específica para quando serão reabertas as  fronteiras, embora os resultados dos testes dos viajantes vacinados que estão de regresso ajudem a orientar as decisões.

A ministra da Saúde federal, Patty Hajdu, disse que serão feitos ajustes adicionais com base nas taxas de incidência da Covid-19 no país e também na capacidade de atendimento à saúde. Além disso, as taxas internacionais de infeção e o impacto das novas variantes do novo coronavírus também serão considerados.

O Canadá já atingiu as primeiras metas nacionais de vacinação. E os federais esperam ter remessas suficientes de vacinas para imunizar com as duas doses todos os canadianos com mais de 12 anos até ao final de julho.

Por outro lado, o ministro dos Transportes do Canadá, Omar Alghabra, disse que o Governo também vai acabar com a proibição de voos vindos do Paquistão, mas vai estender a proibição de voos da Índia por, pelo menos, mais um mês.