VENDAS MENSAIS DE CASAS BAIXARAM PELA PRIMEIRA VEZ DESDE JANEIRO

Uma agente imobiliária coloca um sinal de
Uma agente imobiliária coloca um sinal de "vendido" na frente de uma casa em Toronto. Imagem de arquivo. The Canadian Press/Darren Calabrese
Uma agente imobiliária coloca um sinal de "vendido" na frente de uma casa em Toronto. Imagem de arquivo. The Canadian Press/Darren Calabrese
Uma agente imobiliária coloca um sinal de “vendido” na frente de uma casa em Toronto. Imagem de arquivo. The Canadian Press/Darren Calabrese

The Canadian Real Estate Association (CREA) diz que as vendas de casas, através do Multiple Listings Service, caíram 1,4 por cento em setembro, numa comparação mês a mês, a primeira queda mensal desde janeiro.
A associação salienta que as vendas caíram em cerca de 60 por cento de todos os mercados locais de habitação no mês passado.
A presidente do CREA, Beth Crosbie, refere que as casas unifamiliares a preços acessíveis estão em escassez em alguns dos mercados “mais quentes” e que isso contribuiu para a queda mensal.
O número de propriedades recém-listadas caiu 1,6 por cento em setembro, em contraste com o mês de agosto.
Em comparação com um ano atrás, as vendas subiram 10,6 por cento, enquanto que o preço médio de uma casa vendida no mês passado foi de $408,795, um aumento de 5,9 por cento em relação a um ano atrás.
No entanto, excluindo-se os mercados da Grande Vancouver e Grande Toronto, o preço médio foi de $325,406, um aumento de 4,5 por cento, em relação a setembro de 2013.